“NÓS TEREMOS FOME DO QUE NOS ALIMENTA”


man-1188012_640

 

A fome é o elemento principal pelo qual nós iremos ou não buscar a Deus. Deste modo deveremos ter em mente que nós temos total controle do nosso apetite, não Deus. A questão é: “Quais apetites e anseios nós iremos desenvolver?”

 

 

 

 

  • Porque muitos cristãos tem um relacionamento superficial com Deus?
  • Porque eles não procuram um profundo, e mais consistente relacionamento com Ele?
  • O que está os segurando?
  • O que iria os acender e fazê-los responder a seu chamado para se aproximarem?

RESPOSTA – “É a nossa fome e sede de conhecê-lo”.

Davi clamou, (Sl. 42.2.4)

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo:

Quando irei e me verei perante a face de Deus?

As minhas lágrimas tem sido meu alimento dia e noite;

Enquanto me dizem continuamente;

O teu Deus onde está?

Lembro-me destas coisas;

E dentro de mim se me derrama a alma”.

  • Lembro-me = “zacar”em hebraico que quer dizer “reter no pensamento”dicionário VINE diz que essa palavra grega e inglês , significa: “Mais do que recordar”

Isso de fato mostra a fome insaciável que Davi tinha por Deus. Essa fome faz com que venhamos a nos achegar a Deus sem olhar para os obstáculos que enfrentaremos.

 

“ORAÇÃO EQUIVOCADA”

Muitos oram, “Senhor aumenta minha fome por Ti”. Ainda assim isto não é correto. Nós somos o que determinam a nossa fome, não ele.

(Pv. 27.7)“A alma farta pisa em favo de mel, mais a alma faminta todo amargo é doce.”

Se nossa alma estiver cheio de entretenimentos, prazeres e desejos deste mundo, com certeza irá desprezar doce favo da amizade de Deus.Se nossa alma está sobrecarregada pelos desejos desta vida, podemos até não desprezar, mais pegaremos leve. O grau em que estamos cheios das coisas do mundo, determina a nossa resposta para o chamado DEle.

EX: “Quando comemos uma comida e ficamos satisfeitos, e vamos a um lugar onde a comida é muito superior, não importa a qualidade da comida não sentimos a mínima vontade de comer”.

 

“EXEMPLO DE DAVI”

Davi foi um homem de muitos servos e riquezas, e de fato ele entregou para seu filho Salomão:

  • 100.000 talentos de ouro = 4.000 toneladas de ouro;
  • 1000,000 de talentos de prata = 40.000 toneladas de prata;
  • E bronze e ferro em tal abundância, que nem foram pesados;

(1 Cr 22.14). 

E mesmo assim como Davi se descreve?

“Inclina, Senhor, os ouvidos e reponde-me, pois estou aflito e [pobre] necessitado”

(Sl 86.1). ele se declara pobre e necessitado! e ele não podia estar sendo político com Deus, pois estava sendo inspirado por Ele. Ele estava cativado pela fome divina, completamente desesperado por INTIMIDADE.

Davi nunca deixou que suas riquezas saciassem o apetite de sua alma. (Sl.42.3)

 

 “UMA PALAVRA AOS PASTORES”

(Oséias 4.9)“Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei o pago de suas obras”.

  • Poderíamos facilmente dizer: “Como é o Pastor assim é o povo – se falta paixão ao Pastor, o povo é indiferente também”.

 

“SEU TERMÔMETRO ESPIRITUAL”

Recaídas não começam quando estamos enrolados em pecados etc. NÃO, recaídas começam quando nos achamos indiferentes às escrituras e coisas de Deus, acontecem quando estamos mais atraídos pelas coisas naturais do que as coisas de Deus.

A fome é seu termômetro espiritual.  Um sinal de enfermidade espiritual é a falta de apetite pelas coisas de Deus, e sinal de saúde é fome pela palavra e presença de Deus.

 

“GUARDANDO O QUE É MAIS PRECIOSO”

(Pv. 4.23)“Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração”.

Não há nada mais importante para nós guardarmos, prestar a atenção ou proteger. As pessoas guardam aquilo que consideram ter mais valor para elas.  E Deus diz que o que temos de mais precioso na terra são nossos corações. A partir daí saberemos reconhecer o espírito do mundo que está em inimizade com o Espírito Santo.

  • Quais cuidados, desejos, e prazeres que você está mais vulnerável? E como eles podem diminuir sua fome pelo “doce favo de mel” da amizade de Deus?
  • Como você avalia seu apetite espiritual? Satisfeita, faminta, ou indiferente?
  • Quais os passos você pode dar hoje para guardar seu coração? Existe alguma “porcaria” espiritual em sua dieta que precisa ser eliminada?

 

(Sl. 107.9) “Porque Ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto”.

nEle,

Rafael Maroun

Anúncios