“Estar com ele”


O evangelho de Marcos nos mostra um detalhe não consignado nos outros três evangelhos em relação à eleição dos doze apóstolos: “E estabeleceu a doze, para que estivessem com ele, e para enviá-los a pregar”(3:14). A expressão que chama a nossa atenção é: “para que estivessem com ele”.

Nesta frase está contida a primeira grande vocação de todo apóstolo e de todo obreiro do Senhor: “Estar com ele”. Não há aqui um convite para o estudo, nem para realizar ainda uma obra determinada, mas para estar com uma Pessoa. Quantas coisas teria significado para aqueles apóstolos? Não podemos saber. Mas há nisto um sinal que nos sugere, ao menos, contemplação, comunhão e transformação.

“Estar com ele” é o início de tudo, é a fonte e motor de toda obra de Deus. A condição do homem é muito vil para que ele possa iniciar algo de si mesmo. Não poderia, tomando como base a sua própria visão, recursos e iniciativas, empreender algo para Deus. É preciso que entre no lugar secreto para contemplar a Deus. Após essa contemplação surgirá a comunhão. Haverá um ouvir, um aprender, um adorar, e até é possível que surja finalmente uma “amizade”, termo este que, tratando-se de Deus, pode parecer até sacrílego, mas que é possível, e que é o mais alto que um homem pode aspirar.

Como poderia alguém ousar “ir pregar” sem ter estado primeiro “com ele”? Como pode alguém ousar fazer a obra sem primeiro ter sido enviado? O Senhor Jesus não enviou os seus discípulos para pregar sem haver estado com ele algum tempo. Isto explica por que se realiza tanta obra que Deus não mandou fazer; por isso há tantos obreiros que não conhecem o modelo da obra de Deus.

“Estar com ele” não só é uma demanda para que os que aspiram servir-lhe, mas também é um privilégio, ao que muitos hoje ainda são chamados. Igual a ontem, ele ainda segue chamando os que queiram ouvir, para que estejam com ele. Em seguida, se conseguir estarem quietos algum tempo, sentados aos seus pés, desprezando todo o resto para ouvir-lhe, então ele poderá enviá-los, ao seu devido tempo, para fazer exatamente o que ele quer, e nada mais.

Fonte: Águas Vivas

Anúncios